ERVAS CURATIVAS: IPÊ BRANCO


Árvore Brasileiras: O Ipê Branco

De nome científico Tabebuia roseo-alba, pertencente à família das bignoniaceaes, a árvore brasileira ipê branco possui outros diversos nomes populares, de acordo com a região onde há a sua ocorrência. Classificada como uma árvore ornamental, seu desenvolvimento acontece em climas tropicais e subtropicais úmidos e semiúmidos. Originária da América do Sul, pode ser ainda encontrada em países fora do Brasil. Trata-se de uma árvore que pode atingir mais de 12 metros de altura, em sua fase madura. Sua luminosidade é de sol pleno, e seu ciclo de vida classificado como perene.

Trata-se de uma árvore decídua, de floração vasta e exuberante. O ipê branco é uma árvore nativa de regiões que vão desde o cerrado ao pantanal do país. Seu tronco reto pode ter entre 40 a 50 centímetros de diâmetro. A casca do ipê branco é fissurada, sua copa piramidal, com folhas compostas e trifoliadas. A coloração da folhagem é verde – azulada. Não se trata de uma árvore de grande porte – de pequeno a médio, pode ter entre 7 a 16 metros, quando está em condições de desenvolvimento com muita qualidade. Como sua floração ocorre entre os meses que vão do final do inverno e início da primavera, mas costuma estar sem folhas entre os meses de agosto a outubro; fora isto proporciona um espetáculo à parte aos olhos de quem a observa. Suas flores são em forma de trompete, o que acontece na maioria dos ipês, além de possuírem uma coloração que vai da branca a um levemente rosado.

Os frutos do ipê branco são deiscentes, em formato de vagem, e contém numerosas sementes em formas aladas.

O ipê branco é classificado como uma árvore do tipo ornamental, por conta disso, costuma ser largamente utilizada em projetos de urbanização e paisagismo. Suas raízes não são gigantescas, o que permite que o ipê seja plantado em calçadas, avenidas e pequenos parques em condomínios. Como o florescimento da árvore é bem vistoso, causa efeitos belíssimos em áreas que precisam de reflorestamento.

Árvore caduca, que produz bom sombreamento no verão, mas que permite boa passagem de luz. Sua madeira é considerada de excelência – possui durabilidade, dureza  na medida certa, daí ser largamente empregada em projetos de construção civil.

O cultivo de um ipê branco deve ser realizado em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica, drenável e sob sol pleno. Precisa de irrigação constante, em especial no primeiro ano de plantio. Multiplica-se por sementes postas em germinação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO: CLAMOR À MARIA PADILHA E EXÚ CAVEIRA

SIMPATIA: FORTÍSSIMO FEITIÇO DE AMARRAÇÃO COM ESPERMA

ORAÇÃO PODEROSA DA DAMA DA NOITE PARA TRAZER O EX DE VOLTA