ERVAS CURATIVAS: IPÊ ROXO


Árvore Brasileira: Ipê Roxo



De nome científico Tabebuia impetiginosa, pertencente à família das Bignoniaceaes, o ipê roxo é uma árvore brasileira que também atende por outros nomes, de acordo com a região onde se desenvolve. Pode ser conhecida como ipê-roxo, cabroe, casquinho, ipê, ipê-de-flor-roxa, ipê-mirim, ipê-preto, ipê-rosa, ipê-roxo-da-mata, ipê-tabaco, ipê-una, ipê-uva-roxa, ipeúva-roxa, pau-d’arco, pau-d’arco-roxo, peúva, peúva-roxa.
É classificada como uma árvore ornamental, devido a sua elegância e beleza. Trata-se de uma árvore considerada rara nos dias de hoje. Seu desenvolvimento acontece em climas tropical, subtropical e equatorial. Sua origem se deu na América do sul, exige luminosidade de sol pleno e possui ciclo de vida perene.
Considerada uma excelente árvore para a urbanização, dadas as suas características, o ipê-roxo costuma também ser confundido com outra árvore de também nome semelhante: o ipê – rosa. Entretanto, os “ipês” rosa e roxo são diferentes em suas características físicas e constituintes. O ipê-roxo é uma árvore decídua, característica das florestas semidecídua e pluvial, que tanto pode ocorrer dentro de uma densa floresta quanto nas formações abertas e secundárias.
Suas folhas são compostas, palmadas, com folíolos que caem no inverno e são substituídos pela floração. Já as flores, maravilhosas e abundantes, são em formato de trombeta, numa coloração que vai do rosa escuro ao arroxeado. Daí a árvore ser também designada de ipê rosa, por conta da espécie do ipê roxo. A floração se dá sempre no final do inverno e início da primavera, quando a árvore fica magnífica. Já a frutificação acontece posteriormente, produzindo frutos em formato de vagens de 25 centímetros verdes, lisas e que possuem sementes em formato de asas.
A madeira do ipê roxo é de excelente qualidade, dura, pesada, de cerne de coloração castanha, isto fez, durante anos a fio, com que está árvore fosse largamente empregada no uso de móveis, pisos de madeira, e instrumentos musicais. De sua casta são extraídas substâncias para uso medicinal. Atrai diversos polinizadores, entre eles os beija-flores.
De crescimento moderado e rápido, não possui raiz agressiva. Mas, durante a queda de folhas e flores, pode causar inconvenientes devido ao acúmulo de “sujeira”. Como sua altura pode ultrapassar mais de 12 metros, não se deve plantar ipê roxo próximo a qualquer tipo de rede elétrica e / ou telefônica.
O ipê roxo precisa ser plantado sob sol pleno ou sombra, em covas bem amplas. O solo deve estar preparado com adubo animal (esterco), e requer irrigações periódicas. Somente as árvores adultas são tolerantes aos períodos de estiagem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO: CLAMOR À MARIA PADILHA E EXÚ CAVEIRA

SIMPATIA: FORTÍSSIMO FEITIÇO DE AMARRAÇÃO COM ESPERMA

ORAÇÃO PODEROSA DA DAMA DA NOITE PARA TRAZER O EX DE VOLTA