29 de jul de 2015

ERVAS CURATIVAS: CAAPEBA


A caapeba (Pothomorphe peltata) é uma planta medicinal originária do Brasil. Popularmente, ela é conhecida por auxiliar no tratamento de diferentes enfermidades, além de estimular o bom funcionamento do organismo. Por ser diurética, ela ajuda a eliminar toxinas, combate o inchaço causado pela retenção hídrica e pode prevenir as infecções do trato urinário.
O consumo do chá de caapeba também é indicado para estimular as funções do baço, fígado e pâncreas, melhorando a digestão. Acredita-se ainda que a planta possa tratar as afecções respiratórias, regular o ciclo menstrual, trazer alívio para algumas dores e reduzir a febre.


Você vai precisar de:

1 xícara (chá) de água

  •  1 colher (chá) de raízes da caapeba picadas
  • 1 colher (chá) de folhas da caapeba picadas

Modo de Preparo:

Leve a água para ferver em uma chaleira. Depois despeje sobre as raízes e folhas picadas. Abafe por cerca de 10 minutos. Depois coe e tome ainda morno.

Posologia

Para aproveitar os benefícios do chá de caapeba, o ideal é tomar 1 xícara pela manhã em jejum e outra cerca de 30 minutos antes do almoço.

Precauções

O chá de caapeba não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em fase de lactação, pois pode trazer efeitos colaterais. A receita caseira, se consumida equivocadamente ou por pessoas alérgicas, pode causar diarreia, vômito, náusea, febre, cólica, tremor, dor de cabeça e manchas na pele. Se um ou mais desses sintomas aparecer, é fundamental procurar um médico e suspender o uso do chá. Também é importante salientar que outras plantas são chamadas caapeba. Antes de usar o chá, certifique-se de que a erva adquirida é a correta. Uma dica é observar a imagem e o nome científico da caapeba (informações acima).

Nenhum comentário:

Postar um comentário