24 de set de 2015

ERVAS CURATIVAS: CHÁ DE TRAPOERABA


A trapoeraba ou comelina é uma planta arbustiva, com altura máxima de 40 cm. Ela é nativa dos países americanos, sendo facilmente encontrada nas regiões onde predominam a Floresta Amazônica, o cerrado ou a caatinga. Suas flores, de coloração lilás ou rosa, se abrem em alguns períodos do ano, podendo ser usada na alimentação.
Popularmente, a trapoeraba é considerada como um diurético natural. Suas substâncias ativas ajudariam o organismo a eliminar os líquidos acumulados e as toxinas. Assim, o consumo do chá preparado com a erva seria eficaz no tratamento da retenção hídrica e do inchaço, além de contribuir com o processe de emagrecimento.
Ela também é bastante indicada como tratamento alternativo para problemas relacionados com o sistema urinário, como: cistite, uretrite e infecção urinária. Por conter boa quantidade de flavonoides, a trapoeraba ainda tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres. Veja como preparar o chá.


Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) da trapoeraba seca
  • 1 litro de água

Modo de Preparo:

Coloque a erva seca e a água em um recipiente que não seja de alumínio e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e mantenha cozinhando por cerca de 10 minutos. Depois disso, desligue e mantenha a infusão abafada com a tampa por mais 15 minutos. Só então coe e reserve para consumir.

Posologia

O chá pode ser consumido morno ou frio, em pequenas porções ao longo do dia e sem adoçar. A dose recomendada para obtenção dos benefícios é de 3 xícaras (chá) por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário