29 de out de 2015

ERVAS CURATIVAS: FUMO EM CORDA - BENÉFICO AO SOLO


Fumo

A nicotina que está presente no fumo é um excelente inseticida natural contra pulgões, tripés e outras pragas. Quando é aplicada no solo, também pode prevenir ataques de lagartas cortadeiras, caracóis e lesmas, porém também pode prejudicar insetos que são benéficos ao solo, que é o exemplo das minhocas.
Na calda pronta, você pode acrescentar sabão e cal hidratada, que melhora a atividade e a persistência do agente nas folhas. Quando a nicotina é exposta ao sol, sua ação dura poucos dias, e a colheita do vegetal que se aplica adubos a base de fumo devem ser feitos 3 dias após a aplicação do inseticida.
O Fumo É Um Excelente Inseticida Natural
A nicotina bem diluída quase não apresenta riscos ao homem e a animais de sangue quente, logo após 24 horas de aplicada a mistura, torna-se inativo.
Entretanto, quando as quantidades são muito elevadas, podem se tornar tóxicas ao ser humano e afetar os inimigos naturais das próprias pragas. O preparo e a aplicação, sem dúvidas, requerem cuidados especiais, em caso de hortaliças e plantas medicinais, principalmente, é aconselhável um intervalo de, no mínimo, 3 dias para o consumo. Mas devido ao seu grande poder de combater insetos, o uso do fumo é bastante restrito na agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário