ERVAS CURATIVAS: FEIJÃO
Tipos de feijão mais consumidos no Brasil
Existem diferentes tipos de feijão e eles variam conforme o seu uso. Por exemplo, alguns feijões produzem caldos mais espessos, enquanto outros são mais duros e ótimos para salada. Na lista abaixo, conheça os tipos mais consumidos no Brasil e os usos culinários ideais.
Feijão de corda - Ceará
Usos: Os grãos do feijão de corda são muito saborosos, porém não produzem um caldo muito espesso. O uso recomendado é no baião de dois: feijão, charque, arroz e manteiga de garrafa.
Feijão fradinho - Bahia
O feijão fradinho é um feijão pequeno, de cor clara com mancha escura na lateral do grão. É mais consumido nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Usos: Prepara-se com estes grãos deliciosas saladas, sopas e pratos típicos da culinária baiana, como por exemplo, o acarajé.
Feijão preto - Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul
O feijão preto é um dos mais consumidos do Brasil e constitui a base para o prato mais famoso do país, a feijoada. O grão de feijão deve ser muito bem lavado, deixado de molho e levado ao fogo na própria água em que ficou para amolecer, assim, seus nutrientes serão aproveitados de forma mais completa.
Usos: Ao contrário do feijão de corda, o caldo do feijão preto é muito espesso e saboroso constituindo assim o clássico feijão com arroz. A partir desse caldo pode se fazer molhos com feijão, quando engrossado com farinha branca pode ser feito bolinho de feijoada, tutu de feijão e outras preparações.
Feijão branco - Santa Catarina
O feijão branco é bastante consumido no Brasil e muito apreciado pelos chefs de cozinha. O caldo é espesso, os grãos são macios e consistentes.
Usos: Há diversas maneiras de se preparar o feijão branco. O seu uso com frutos do mar ou na famosa feijoada francesa é comum. Cozinha-se o feijão com folhas de louro e acrescenta-se tomates sem pele, endro e frutos do mar diversos. Em Santa Catarina, região de colonização alemã, costuma-se servir Eisbein com feijão branco - joelho de porco cozido, servido tradicionalmente com esta variedade.
Feijão cavalo - Paraná
Muito consumido no Sul com grãos que se assemelham a favas de cor forte, marrom avermelhado. Interior macio, porém firme, serve para fazer saladas.
Usos: Os grãos do feijão são temperados com cebola, azeite e sal. Costuma-se consumi-los em churrascos. Em algumas regiões do Paraná, chama-se este tipo de "salada de Igreja" por ser bem comum em festas assim.
Feijão jalo - Minas Gerais
O feijão Jalo possui grãos longos e amarelos, quase beges. Consumido principalmente em Minas Gerais e na região Central do Brasil.
Uso: Ótimo para feijão-tropeiro.
Feijão rosinha- Centro-Oeste
Os grãos do feijão rosinha possuem coloração vermelho suave, quase rosa. Tem a casca bem fina e seu interior é macio. Produz, quando cozido, um caldo espesso e suave. Absorve os temperos muito bem.
Uso: Feijão à moda do Pantanal. Uma mistura de feijão, lombo de porco, linguiça e repolho branco.
Feijão carioca - Em todo o país
O feijão 'Carioquinha' é rico em ferro e, por isso, é uma fonte valiosa de energia. Seu caldo é espesso e saboroso. Os grãos são macios e tenros e a casca é fina.
Usos: Acompanha o tradicional arroz com feijão, mas costuma pegar bem temperos. Pode servir como base de feijoadas vegetarianas e servir para fazer bolinhos e sopas.
Comentários
Postar um comentário