NEM A CIÊNCIA EXPLICA: O MISTÉRIO DAS BOLAS DE FOGO DO RIO MEKONG
Nem a ciência explica: O mistério das Bolas de Fogo do Rio Mekong Todos os anos por volta desta época, o gigantesco rio Mekong que percorre a Ásia, oferece um maravilhoso e intrigante espetáculo. Há centenas de anos, peregrinos e turistas dirigem-se a Laos e Tailândia para testemunhar as bolas de fogo que brotam da água e sobem ao céu. Nem mesmo o avanço da ciência pode explicar este fenômeno natural. Diversos estudos foram realizados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia da Tailândia entretanto, a conclusão deles é apenas uma teoria que a origem dos fogos viria da emissão de gás metano, produzido no fundo do rio pela ação de bactérias.
Outras hipóteses apontam para a combinação dos gases fosfano e difosfano, que são incolores e explodem quando expostos à temperatura ambiente. Entretanto, não existe uma explicação final sobre como e onde são produzidos.
Não faltam outras ideias, como a do professor Jessada Denduangboripant, da Universidade de Chulalongkorn, em Bangkok, que afirma que as bolas de fogo são um artifício criado pelo homem. Como o fenômeno ocorre na época da Vassa, a quaresma budista, reza a lenda que tudo seria parte de uma manifestação de Naga, a serpente que vive no fundo do rio e lança bolas de fogo aos céus para saudar Buda.
Veja o vídeo do fenômeno. A dificuldade de ver as bolas de fogo existe devido à distância da margem do rio em relação à localidade do fenômeno.
Fonte: History Channel
País Origem: USA/Brasil
Comentários
Postar um comentário