A PLANTA QUE SUBSTITUI A CARNE - ORA PRO NÓBIS


Por Arnaldo Silva
     Muito popular nos quintais e nas cozinhas dos restaurantes de Minas Gerais, principalmente em Sabará MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a ora-pro-nóbis, palavra em latim que significa "orai por nós" enriquece os tradicionais pratos da cozinha mineira. Esse nome foi dado por acaso. Foi em Sabará, quando senhoras estavam colhendo as folhas da planta no quintal da paróquia do histórico distrito de Pompéu. Faziam uso da planta, mas não sabiam o nome. O padre estava no altar rezando a oração em latim - O Ora-pro-nobis - e um garoto, sem tomar conhecimento da concentração do padre, começou a perguntar o nome da planta no quintal. Irritado, o padre fez sinal para o garoto que estava rezando e repetiu "Ora-pro-nobis" seguidas vezes para o garoto. Este sorriu para o padre, fez o sinal da cruz e saiu correndo e dizendo que o padre tinha dito que a planta se chamava Ora-pro-nobis. Assim surgiu o nome a planta presente em todos os quintais e cozinhas do distrito de Sabará. Todos os anos, em maio, acontece o Festival do Ora-pro-nobis em Pompéu.
     Os nutrientes da planta enriquece e dá mais sabor à rica e saborosa culinária mineira. Da folha da planta são feitos pratos, como esse da imagem acima de Marino Júnior, Costelinha com Ora-pro-nobis (veja receita abaixo). 
     Pereskia aculeata, seu nome científico, é uma planta rica em nutrientes como vitaminas A, C e ferro, sendo popularmente chamada de "carne dos pobres" com a vantagem de não ter gordura saturada. É fácil de encontrar, barato e muito nutritiva. 100 gramas da folha da Ora-pro-nobis equivalem a 20 gramas de proteína, sendo ainda rica em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Suas folhas possuem alto teor de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino. Por ser rica em ferro, fortalece nosso sistema imunológico, além de ser uma grande aliada no combate a anemia, radicais livres e desnutrição. 
     É uma planta que se adapta bem a todo tipo de clima. Suas flores são lindas. Tem com flores rosadas e brancas. As com flores rosadas são usadas como cerca viva, por se alastrarem com facilidade e terem muitos espinhos. A de flor branca (na foto ao lado de Beatriz do Lino, de Bocaiuva MG), é a usada na culinária e ainda tem menos espinhos em seu tronco, ficando assim mais fácil de colher as folhas e os caules, usados na culinária. As folhas são usadas em diversas receitas, especialmente em saladas, sorvetes, sopas, massas, pães, omeletes, tortas, refogados, sucos, enriquecendo o feijão e no preparo do tradicional prato mineiro, frango com ora-pro-nobis. Pode ser desidratada para fazer farinha muito usada no combate a desnutrição e reforço na alimentação para quem opta por uma dieta sem carne. Para os veganos, é um excelente substituto da carne.
Mas pra quem não tem nenhuma restrição à carnes a ora-pro-nobis dá um sabor especial a pratos deliciosos como escondidinho de frango com ora-pro-nobis, sopa de legumes, rabada com agrião e ora-pro-nobis, bolinho de feijão com recheio de ora-pro-nobis, canjiquinha com costelinha e ora-pro-nobis, suco verde, pão de ora-pro-nobis e os tradicionais frango caipira e costelinha de porco com ora-pro-nobis, que vamos ensinar agora. A receita é do Marino Júnior, de Belo Horizonte e a foto do Restaurante e Alambique Jotapê em Pompéu distrito de Sabará MG. Aprenda a fazer:
Receita de costelinha de porco com Ora-pro-nobis
Ingredientes:
1kg de costelinhas de porco cortadas entre os ossos
2 ½ litros de água
1 colher (sopa) de banha
2 fatias de toucinho, picadas
1 cebola média, ralada
2 dentes de alho, amassados e fatiados
½ colher (sopa) de colorau
1 folha de louro
½ cálice de cachaça
½ cálice de limão
1 linguiça calabresa
4 espigas de milho-verde
Ora-pro-nobis picado a gosto
Cheiro-verde a gosto
Pimenta a gosto
Modo de Preparo:
Ponha as costelinhas em uma panela, cubra com água, junte a cachaça e o limão e leve ao fogo para uma leve fervura.
Escorra e reserve.
Aqueça a banha em uma panela, derreta o toucinho e junte as costelinhas para fritar levemente.
“eu gosto de preparar o um ora-pro-nobis desta forma: Em uma panela eu refogo o ora-pro-nobis,com alho e cebola picadinha deixo a cebola e o alho dourar, ai eu coloco as folhas do ora-pro-nobis dou uma mexida rápida nas folhas e adiciono a cachaça para flambar. Deixe o álcool da cachaça evaporar, ai refogo mais um pouco até as folhas ficarem cozidas.”
Retire as costelinhas e o excesso de gordura que se formar, ponha a cebola e alho e deixe refogar por alguns instantes.
Volte com a carne para a panela, tempere com sal e junte o urucum. Misture bem e deixe pegar cor.
A partir daí, junte a folha de louro e vá pingando água fervente aos poucos, para ir cozinhando devagar, com a panela tampada.
Deixe cozinhar, sempre pingando mais água.
Nesse meio tempo, corte as espigas de milho-verde em rodelas e leve para cozinhar em água (sem sal) até que comecem a amaciar – de 10 a 15 minutos. Quando estiverem nesse ponto, junte-as às costelinhas, juntamente com as rodelas de linguiça.
Continue cozinhando e pingando água até a carne amaciar bem e formar um caldo suculento.
Acerte o tempero e retire do fogo.
Lave e escorra as folhas de ora-pro-nobis, pique-as e cubra as costelinhas. Tampe e deixe (por 5 minutos), sem mexer, para não soltar baba.
Sirva com arroz, angu de fubá ou farinha de milho. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO: CLAMOR À MARIA PADILHA E EXÚ CAVEIRA

*ORAÇÃO DE SÃO CIPRIANO PARA MATAR INIMIGO*

ORAÇÃO À SANTA CRUZ DE CARAVACA